sexta-feira, 29 de abril de 2011

Teologia é para todos e desde cedo

Encontrei (ou fui encontrado?) a Cristo num ambiente pentecostal clássico. Durante os primeiros momentos da nova fé, ouvia que estudar teologia extinguiria a ação libertadora e avivadora do Espírito Santo. Nada mais ignorante. Fazer teologia é, primariamente, buscar a Deus conforme ele revelou-se nas Escrituras; é a busca pela compreensão de quem ele é e de como pensa e age em relação à sua criatura e sua criação. Assim, a busca pelo Deus que se revela através de sua palavra não pode, de forma alguma, ser nociva.


Vincent Cheung escreveu que “não há propósito maior para o homem senão o de conhecer a Deus.” E “visto que Deus se revelou através da Escritura, conhecer a Escritura é conhecê-lo, e isto significa estudar teologia”.

Qualquer pessoa que queira servir a Deus seriamente, ainda que seja em uma pequena igreja de bairro necessita, no mínimo, de uma teologia básica, diretrizes para que o seu serviço seja feito de acordo a Palavra de Deus.

Nada pode ser feito sem uma noção mínima ou fundamental de teologia:

- não podemos crer
- não podemos evangelizar
- não podemos pregar
- não podemos ensinar
- não podemos sequer orar sem conhecimento teológico.

Sim, não podemos nem mesmo orar e esperar uma resposta da oração sem uma noção de teologia. Uma vez que João disse que o Senhor responde e atende orações feitas segundo a sua vontade, sem conhecer esta vontade toda e qualquer oração fora deste enfoque é pura perda de tempo e caminho seguro para o desânimo e até mesmo o abandono da fé:

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.” (1Jo 5.14)

Em Romanos 10.13-15a, um texto aparentemente simples, apropriado para um culto ou trabalho evangelístico, há uma proposição teológica: “Porque ‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?”

Paulo dá destaque à necessidade de aprender a verdade de Deus para pregá-la e levar outros a crerem. E de que maneira isto se dá? Estudando as Escrituras de maneira organizada e dirigida, sistemática, e isso implica em fazer teologia. Teologia, como sabemos, nada mais é do que o estudo “de Deus” ou “sobre Deus”. Estudo de modo amplo, dentro do ambiente das Escrituras, entendendo o sentido que ela orienta e permitindo que ela fale (estudo indutivo) e não buscando apoio bíblico para um pensamento próprio ou premissa falsa da qual a Bíblia não ensina ou nada diz.

Assim, estudar teologia é uma atitude esperada de todo cristão desde os primeiros passos, chamado discipulado, quando alguém já amadurecido irá conduzi-lo, tomando-o pelas mãos e fornecendo as ferramentas para que o discípulo possa crescer e aprender a crescer na graça e no conhecimento de Deus. “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” (Lc 2.52)

Fica o meu agradecimento especial ao Pr. Orlando Silva, quem discipulou-me e ensinou os primeiros passos na fé, no início da década de 1990.

Siga-me no Twitter: @magnopaganelli

3 comentários:

  1. a paz meu amado,post muito bom! e bem objetivo uma visão perfeita da vontade de Deus,mas tu sabes que nosso povo é lento,preguiçoso e mesquinho;gasta quanto for com a aparência e é incapaz de comprar um livro se quer para aprofundar seus conhecimentos sobre Deus mas isto é nada comparando com as atitudes dos lideres que pressupondo-se acima das massas,não encentivam e nem ensinam para que não sejam contextados o ditado é certo:em terra de cego quem tem um olho é rei,que Deus abra os olhos deste povo!.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor.

    Muito bom o texto. Claro, preciso na exposição.

    O amado foi assaz claro ao mostrar que o estudo sobre Deus deve ocorrer sempre e em qualquer lugar, evitando, pois, todo menoscabo existente entre nós, pentecostais.

    Abraço

    Artur Ribeiro

    ResponderExcluir