segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Igreja como Corpo e Família

Gosto muito da metáfora usada por Paulo para referir-se à Igreja, em 1Corintios 12, quando ele fala da Igreja como um corpo e seus membros, seus relacionamentos e suas funções.


O Corpo de Cristo tem muitos membros, cada qual com sua função bem definida. Fazer a sua parte ou exercer a sua função é o que cabe a cada membro, pois que todos estamos ligados diretamente à cabeça que é Cristo. Como é no corpo físico, assim é na Igreja. O membro está ligado à cabeça – Cristo – ao cérebro da Igreja. Quando o cérebro envia um impulso elétrico à mão, o braço não pode impedir a mão de mover-se. Assim é na Igreja evangélica. Nós não temos “papas” que funcionam como mediadores entre os membros e a cabeça: “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.” (Hb 10.19,20)

Nós, membros do Corpo, todos temos o Espírito Santo, privilégio que Israel não tinha (Jl 2.28) e temos diferenças também. Diferenças que fazem do Corpo uma diversidade na unidade. Pensar diferente é privilégio do Corpo, já que o braço direito faz suas atividades de modo diferente do braço esquerdo, mesmo sendo braço, mesmo sendo do corpo. No entanto, faz o que faz pensando no bem comum, no bem do Corpo, ao qual está ligado.

Pensar diferente não é errado, desde que pense no Corpo, em prol do Corpo, no Reino de Deus, e no bem coletivo. Não são todos que entendem isso. Para alguns, pensar diferente é ser contra, opositor, quando não uma ameaça. Mas no Corpo não é assim, se é que todos estamos no Corpo. Paulo, quando falou de aspectos do casamento, por exemplo, disse que havia posições diferentes à dele, mas ele alegou: “... e penso que também tenho o Espírito de Deus”. (1Co 7.40) Claro que Paulo sabia que tinha o Espírito de Deus como admitia que seus interlocutores também o tivessem, mas sua afirmação foi retórica, para mostrar que há considerações a serem feitas em função das distinções que não irão comprometer o todo, o Corpo.

Assim, dentro do Corpo, é saudável e desejável a discussão de ideias, o debate maduro e o diálogo entre seus membros. Qualquer posição unilateral, arbitrária, autoritária destoa e muito do discurso cristão. Por isso a Bíblia também chama a Igreja de família, pois ela, a família, como a Igreja, propicia o envolvimento, a convivência, a união em unidade, tudo aquilo que a Igreja deve ter. A sua igreja é assim?

Siga-me no Twitter: @magnopaganelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário