segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Teologia da Prosperidade invalida as promessas de Deus


Ao contrário do que muitos creem, a Teologia da Prosperidade não é um mecanismo seguro para reivindicar ou aguardar o cumprimento das promessas de Deus. Exigir, decretar, declarar, todos esses mantras apenas revelam profunda ignorância bíblica (nem diria teológica) e grave desconhecimento de quem o Senhor é. Como diz uma paráfrase de Êxodo 3, “Deus é o que é e não o que dizem sobre ele”.

Veja, por exemplo, uma declaração de R.R. Soares: “Não é pela misericórdia de Deus que você poderá ser curado, mas sim que você tem o direito de exigir a sua cura. É só você crer no que o Senhor declarar e exigir a Sua bênção (exigir de Deus a bênção), ordenando ao mal que saia do seu corpo.”(1) Se assim fosse, ele e outros pregadores que ensinam assim seriam, respectivamente, Ministro da Saúde, Ministro da Economia, Ministro do Desenvolvimento etc.

Por outro lado, Paulo, Pedro, Daniel, Jesus Cristo (sim, Jesus Cristo!), Agostinho, Savonarola, Lutero, Calvino, todos seriam repetentes em série em qualquer escola bíblica. Paulo orou pela libertação do espinho na carne: não foi atendido. Daniel foi lançado aos leões: ficou na dele – os leões também. Jesus... ah, esse coitado não decretou vitória no Getsêmane por quê? Viu no que deu? Foi parar na cruz! Savonarola, salvo engano, foi queimado como herege. Por que não exigiu exércitos de anjos? A Palavra promete livramento! Lutero foi perseguido, sofria de uma enxaqueca horrível... se R.R. Soares pudesse ensiná-lo... e a Calvino, que também era doentinho.

Mas não, essa turma toda que lutou para que o evangelho chegasse até nós, dois mil anos depois, pode ser taxada como verdadeiros desinformados. Nada sabiam sobre qualquer promessa de vitória financeira e batalha espiritual (isso é nome de Bíblia?), saúde e sucesso.

Eles não conheciam a Teologia da Prosperidade, mas conheciam as verdadeiras promessas de Deus. E essas promessas são infalíveis, porque quem as fez pode exigir ou decretar coisas que na verdade acontecerão. Elas são parte do plano que Ele insiste em cumprir porque empenhou sua palavra e a história de milhares de testemunhas. Até a ressurreição de Jesus, conforme Atos 17.31, ocorreu como penhor de que suas promessas, conforme o registro bíblico, serão todas cumpridas.

Assim, mesmo se um anjo do céu pregar outro evangelho, não creiam. Ele não tem validade.

“É errada a idéia que "o Senhor Deus é quem cura, e que ele é o responsável para que os milagres ocorram. Enquanto você esperar que ele venha curá-lo, provavelmente continuará sofrendo. Se você descobre que certa coisa é sua, você não precisará de nenhuma fé para exigir aquilo que sabe que é seu. Você simplesmente tomará posse do que é seu. Você deve exigir o cumprimento do seu direito imediatamente e, logicamente, ficar curado. Você deve exigir os seus direitos em Cristo. Usar a frase 'se for a Tua vontade' em oração pode parecer espiritual, e demonstrar atitude piedosa de quem é submisso à vontade do Senhor, mas além de não adiantar nada, destrói a própria oração. Não é pela misericórdia de Deus que você poderá ser curado, mas sim que você tem o direito de exigir a sua cura. É só você crer no que o Senhor declarar e exigir a Sua bênção (exigir de Deus a bênção), ordenando ao mal que saia do seu corpo. Você não precisa orar, jejuar ou pedir a quem quer que seja para orar por você. Segundo estas declarações (Is 53.4,5) você pode ter certeza absoluta que Deus já o curou. Você é o único responsável por sua cura. Você deve exigir o cumprimento do seu direito imediatamente e, logicamente, ficar curado."

1) O Direito de Desfrutar Saúde, R.R. Soares.

Um comentário:

  1. VEJA MEU AMIGO O QUE DIZ A ESCRITURA QUE CRISTO JÁ NOS CUROU,NÃO SOMOS CURADO PELA MISERICÓRDIA, SIM PELAS SUAS FERIDAS ISAÍAS 53.4 E 5, SEU ATO SIM FOI PELA MISERICÓRDIA PARA HUMANIDADE.

    ResponderExcluir