segunda-feira, 7 de junho de 2010

A igreja e a escravidão

A sede da igreja onde congrego fica no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Este é o mesmo “bom retiro” onde bolivianos e outros latinos são escravizados pela indústria da moda, em oficinas de confecção. A imprensa paulista já fez reportagens sobre esse crime medieval cometido em pleno século 21, mas pouquíssima coisa mudou, salvo algumas ações das grandes lojas de departamentos que passaram a evitar fornecedores que não cumprirem determinadas agendas de certificação na sua cadeia de produção.


Sempre me incomodou o fato de nenhuma ação ser feita por nossa igreja, nem pelas igrejas vizinhas (e não são poucas), para atacar essa barbárie. Nenhum folheto, nenhuma pregação, nada. Estamos alienados. Pouco importa o crime, menos ainda o estado escravo no qual dezenas de famílias se encontram, muitas delas, inclusive, frequentam em nossa igreja os cultos no seu idioma.

Lembro que Paulo pregou no mercado de Atenas, a sede das novas “ideias” daquela cultura. Ele bombardeou a fonte de superstições dos gregos. Pregou também em Éfeso e arruinou o comércio em torno da deusa Diana. Simão, o feiticeiro, também teve que procurar emprego decente depois da pregação de Filipe.

Bem, o que quero discutir é se a igreja deve ou não envolver-se nesse tipo de questão. O Pacto de Lausane advoga a ação da igreja em ambas as áreas, evangelística – a ação primeira da igreja e para muitos a sua única e legítima função – e a ação social, voltada para o aspecto integral do homem.

Talvez a sua igreja não tenha escravidão no entorno, mas certamente há outro ou outros problemas sociais, econômicos, morais ou mesmo um problema cuja ação do evangelho pode intervir diretamente na causa, provendo restauração e cura, libertação, salvação e novidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário