domingo, 29 de janeiro de 2012

Há importância na Teologia?

"Jesus respondeu: ‘Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!'" (Mt 22.29)

Esse é um texto narra um dos vários momentos em que religiosos judeus procuravam fazer Jesus tropeçar por conta de palavras ou do próprio raciocínio. O clímax do texto é a afirmação de que os homens erram. E ele dá o motivo: por falta de conhecimento.
Vincent Cheung diz que “não há propósito maior para o homem senão o de conhecer a Deus...” e “visto que Deus se revelou através da Escritura, conhecer a Escritura é conhecê-lo, e isto significa estudar teologia” (Introdução à Teologia Sistemática, Arte Editorial, 2008).
Por que estudar teologicamente?
Há, em determinados setores da igreja brasileira, certa resistência ao estudo da teologia. Tal resistência se dá por erros de interpretação da própria Bíblia. A velha história de que a letra mata, mas o Espírito vivifica é das mais freqüentemente usadas nesse argumento.
Sabemos, no entanto, que o autor refere-se não à letra dos livros didáticos, mas ao texto do mandamento da Lei de Moisés, que ao apontar o pecado (e essa era a função da Lei), promovia a morte do pecador. Este, conhecendo a sua transgressão, tomava consciência da morte e a única alternativa era a graça de Deus (o Espírito vivifica) se quisesse sobreviver.
Em outra passagem Paulo declara que não tinha consciência do seu pecado se não fosse pela Lei (ou letra da Lei de Moisés).
A teologia é necessária até para servir a Deus em nossas igrejas. Necessitamos, no mínimo, de uma teologia “funcional”, diretrizes para que nosso serviço seja feito de acordo a Palavra de Deus. O que faz um servo? Que funções desempenham os pastores? Os diáconos? Os presbíteros? Essas respostas são encontradas mediante um estudo “teológico” das Escrituras.
Nada pode ser feito sem uma noção de teologia: não podemos crer, não podemos evangelizar, não podemos pregar, não podemos ensinar, não podemos nem mesmo orar sem conhecimento teológico, pois João escreveu nas cartas que, se pedirmos algo "fora" da vontade de Deus, ele não atende ao nosso pedido. Portanto, é necessário teológicosra compreender a vontade de Deus, a fim de tornar nossas orações eficazes.
Até mesmo em Romanos 10.13-15a, um texto aparentemente simples, há uma proposição teológica: “porque ‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?”
Aqui vemos proposições sobre a verdade de Deus para pregá-lo e levar outros a crer.
Deus quer revelar-se ao homem por meio de sua Palavra a fim de que não cometamos os erros que Jesus apontou no texto de Mateus 22.23-33. A Teologia é inevitável. Mas, então, a questão torna-se: Sua Teologia é correta?
- Uma Teologia equivocada leva a desastre espiritual e inevitável;
- Há grupos/seitas que negam a existência de Deus pelo desconhecimento;
- Conceitos errados sobre Jesus e sua divindade podem levar ao desvio gradual;
- Conceitos errados sobre o Espírito Santo podem enfraquecer a vida espiritual;
- Conceitos errados sobre as Escrituras conduzem ao distanciamento do Senhor.

Exemplos de textos interpretados erroneamente:
- De mil passarás, a dois mil não chegarás: Jesus nunca disse isso, mas afirmou que ninguém sabe o dia e a hora (veja Mt 24.36);
- Reencarnação é ensinada abertamente; a Bíblia nada diz sobre ela, mas sobre ressurreição (Hb 9.27);
- Não cai uma folha de uma árvore sem que Deus não saiba. Essa afirmação é dita freqüentemente nas igrejas, mas não encontra-se na Bíblia. O que Jesus disse foi: "Antes, todos os fios da vossa cabeça estão contatos", afirmando a sua oniciência;
- Eis que estou à porta e bato... Pregadoress usam esse texto na hora de fazer apelo, ao final de seus sermões, mas o texto é uma palavra de advertência de Jesus para crentes (igreja de Laodicéia), e não para pessoas não-salvas (Ap 3.20);
- Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Aqui cristãos usam o texto para argumentar em favor do fogo do Pentecoste, mas o fogo – neste texto – refere-se ao fogo do juízo (Leia o contexto de Mt 3.10-12);
- Onde estiver dois ou três em meu nome... Pregadores com igrejas vazias gostam de usar esse texto para animar os que estão presentes. No entanto, a questão das 2 ou 3 testemunhas num determinado caso é questão judaica de julgamento válido quando houver 2 ou 3 pessoas na porta da cidade. Se somos o Templo do Espírito Santo, não é necessário 2 ou 3 pessoas para que Ele esteja presente.
Diante da necessidade do estudo das Escrituras e visto que estudar as Escrituras é procurar conhecer a Deus para servi-lo melhor e sem erros, a Teologia é a maneira mais segura de preparar nossa vida espiritual para que seja uma vida de acertos constantes.
Você pode programar-se para o estudo da Palavra de Deus se sentir em seu coração que ama o Senhor e quer melhorar o seu conhecimento a respeito dele e melhorar o seu nível espiritual.
Que o Criador o oriente em seus estudos e que esses momentos sejam guiados pelo Seu Santo Espírito a produzir frutos de piedade para a glória de Deus.

Siga-me no Tweeter: @magnopaganelli

4 comentários:

  1. Magno, excelente abordagem! Vivemos em uma espécie de "idade média gospel", era das trevas, aonde o conhecimento é menosprezado, e muitas vezes a ignorância e a burrice são exaltadas, com pérolas como "Jesus não estudou, e eu também não!"... Mas a teologia, a boa teologia, sempre será indispensável à Igreja, no tocante a torná-la sadia, firmada na sã doutrina e preparada para os constantes ventos... Muita paz para ti! Me permita reproduzir seu texto em meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Ailton, tudo bem? obrigado pela participacao. Claro, pode reproduzir o texto sim. Só peço que cite a fonte e, se puder, coloque um link. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo a digitação, "Zilton", não Ailton.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso texto! Que Deus nos ajude a conhecê-lo mais e mais.

    ResponderExcluir