sexta-feira, 15 de julho de 2011

A fé não pode todas as coisas, Deus sim

Quero provocá-los neste post com uma reflexão inacabada. Não levei esses meus pensamentos até o final e é por isso que ele pode ser provocativo, já que está incompleto e pode conter erros.

Penso que a fé não pode alcançar toda e qualquer coisa. A fé só pode alcançar o que existe; nada mais. Sabemos que Bíblia define fé sendo “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hb 11.1) É possível esperar algo que não existe? Não, pois aquilo que não existe sequer pode ser pensado. Há somente um que pode pensar em coisas que não existem: Deus. Quando existia somente ele, ele pensou a luz e a criou: “Disse Deus: Haja luz. E houve luz”. Assim, coisas inexistentes são criadas por ato deliberado exclusivamente por Deus. Nós só alcançamos pela fé coisas ou benesses já existentes e criadas por Deus.

Nós esperamos coisas existentes, que estão longe do alcance dos nossos olhos, no máximo coisas que ainda não estão no mundo, mas que já foram um dia criadas. Do contrário, nós seríamos os criadores, seríamos Deuses criando coisas e seres à torto e à direito.

Alguém pode dizer que dois versículos à frente, em Hebreus 11.3, encontramos a base para a fé que alcança o que não existe: “Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.” Este “aquilo que se vê não foi feito do que é visível” apóia a ideia de que a fé alcança o que não existe ainda – diria alguém. Mas não; este trecho refere-se ao ato de Deus criando o que não existe: “o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que...” (grifo meu). Deus cria o que não existe e nós alcançamos coisas distantes e mesmo invisíveis pela fé.

Portanto, quando orar, seja coerente. Peça para Deus – que existe – atendê-lo em suas orações com aquilo que já existe. Se porventura você necessitar algo inexistente, ele – que existe e tem poder criativo – fará coisas impossíveis. As coisas impossíveis são da alçada do Senhor, a nós cabe orar a ele, que tem todo o poder, inclusive de criar coisas que jamais foram pensadas, coisas impossíveis. Pois para Deus, nada é impossível.

Siga-me no Twitter: @magnopaganelli

Um comentário:

  1. Prezado irmão, acredito que tu estás correto em tua exegese. Vivemos em um tempo onde a maioria esqueceu-se de que é Deus quem usa o homem e não o homem quem usa há Deus! Tornaram a fé o objeto de seu culto(teologia da prosperidade+hedonismo).Esqueceram-se que a bíblia garante que nada vai faltar(Sl23) também garante que "...mesmo que tudo me falte, Ele é o meu pastor"(Hbacuque 3.17-18)

    abraço!

    ResponderExcluir