quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Escola Bíblica a 1000!

Quero apresentar a nossa proposta de ação para o biênio 2011-2012 e incentivar você, pastor, professor, superintendente de EBD a fazer o mesmo: granjear alunos e ensinar a eles a Palavra de Deus. No rodapé deste post, atualizarei trimestralmente os resultados por período.

Em uma igreja de grandes proporções como a ADBR, a existência de departamentos é imperativo para que a comunhão e o apascentamento ocorram sem as perdas em função do seu próprio tamanho. A EBD está neste contexto, porém se constitui um departamento existente desde 1870, pelo trabalho de Robert Raikes, sem falar no ensino (didaché), que remonta aos próprios apóstolos e ao Senhor Jesus.

Assim, sem perder o seu foco, que é o ensino, a proposta para a EBD 2011/2012 – ESCOLA BÍBLICA A 1000 é criar uma cultura de intensificação da comunhão, ensino a ovelhas para que sejam comprometidas com a igreja (vida cristã, ensino e comunhão) e, principalmente, a expansão do alcance da escola, aumentando o número de alunos.

E não se trata de crescimento pó crescimento, “inchaço gospel”, pois o ensino da Palavra nunca poderá ser confundido com mero crescimento numérico. Já temos qualidade, com bons professores, pedagogos, recursos visuais; precisamos de quantidade, granjeando com os talentos que temos recebido do Senhor.

Assim, a ESCOLA BÍBLICA A 1000 é um conjunto de ações pontuais que visam ao envolvimento de professores, secretários e alunos, com anuência e apoio da diretoria da ADBR, a serem iniciadas no primeiro trimestre de 2011, as quais são:

OBJETIVO:
1000 alunos até 2012 (hoje a frequência média é de 350 alunos por domingo).

ATUAL DISPOSIÇÃO:
12 classes divididas por idade ou nível de aprendizagem, além do Depto. Infantil.
Cada classe conta com professor titular, professor adjunto e secretário.

VIABILIDADE:
Cada aluno convidando e trazendo um novo aluno além do ingresso dos novos convertidos Fora as campanhas evangelísticas, há o ingresso médio de 1200 novos convertidos anualmente na ABDR, além da média de 700 reconciliações.

AÇÕES

CLASSE PREPARAÇÃO PARA BATISMO (já existente)
Levantamento semanal e contato com novos convertidos, incentivando-os à frequentar cultos e a matricularem-se no curso com vistas ao batismo. O aluno frequentará por dois meses as aulas e no terceiro mês assistirá aulas em uma nova classe para com o intuito de “aclimatá-lo” ao ambiente da EBD.

SECRETÁRIOS
Os secretários de cada classe farão o acompanhamento individual de alunos e novos convertidos, atuando na continuação do trabalho da classe de novos convertidos.

ACOMPANHAMENTO
Acompanhamento e/ou visita. Discussão sobre a possibilidade da criação de um grupo central da EBD ou mesmo por classe, de irmãos que façam visitas a alunos e novos convertidos.

AÇÃO OVELHA GERA OVELHA
Elaborar e imprimir convite para que os alunos da EBD os entregue durante os cultos a membros que NÃO frequentam a Escola.

CALENDÁRIO DE LEITURA DA BÍBLIA
Será discutido conjuntamente com os professores um calendário para leitura anual da Bíblia (AT e/ou NT). Precisamos motivar os alunos ao hábito da leitura da Bíblia, bem como de oração e mesmo jejum. É possível também estabelecer um calendário de oração (motivos específicos) e outro para jejum.

A implantação da ESCOLA BÍBLICA A 1000 contará com intensa divulgação nos diversos cultos da ABDR, por meio do datashow, espaço no site da Igreja com logotipo da campanha. Ore também por isto.

Num segundo momento, está programado o envolvimento de lideranças de EBD das filiais que tiverem condições de participar de reuniões e workshops para os professores, promovendo a reciclagem e o aperfeiçoamento dos mesmos e a comunhão do ministério.

A ESCOLA BÍBLICA A 1000 integra-se ao lema da Igreja para 2011: O Ano do Crescimento. Podemos alcançar menos que 1000 alunos ou mais que isso! Mas cremos na direção do Senhor para este trabalho, não pela fixação em dados ou números, mas pelas propostas e ações que ele envolve e os benefícios que pode trazer para o Corpo.

1º Trimestre/2011
A campanha foi lançada com apoio integral da liderança da igreja. Foi realizado um programa de TV falando da campanha. Foram impressos 5 mil convites que os alunos usam para apresentar a EBa1000 aos membros que não frequentam a Escola Dominical.
Foi publicado artigo sobre a campanha no Portal Creio (http://www.creio.com.br/2008/noticias01.asp?noticia=12182)
No dia 27 de março, último domingo do mês, registramos um aumento de 96 alunos em relação ao último trimestre de 2010, que foram encaminhados para as 9 classes das quais dispomos.
A classe Água Viva realizou a "Aula do + 1", trazendo 136 pessoas para a sua sala, dos quais 19 entregaram suas vidas a Cristo, além de vários outros ex-alunos que deverão ser reintegrados àquela classe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário