sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Transforme suas férias em retiro espiritual

A proposta deste artigo é simples: aproveitar a mudança que as férias promovem na rotina e dar a devida atenção a nossa vida espiritual. Sabemos que muitos de nós passamos o ano todo procurando tem e espaço na agenda para dedicarmo-nos a oração e leitura da Bíblia, isto é, ter mais tempo para o Senhor.


As férias, mesmo que uma semana ou duas de descanso, são a melhor oportunidade anual para reprogramar nossas prioridades, rotinas, hábitos, colocar as coisas em dia, mudar costumes, enfim, um verdadeiro presente de Deus. E isto não funciona somente com as coisas que fazemos na área profissional, familiar ou pessoal. O âmbito espiritual não pode ser negligenciado neste período.

Como teremos mais tempo de folga, podemos fixar um tempo para rever nossa vida devocional, o que inclui oração e leitura e reflexão sobre porções da Bíblia – ou mesmo iniciar a leitura de toda a Bíblia – coisas que sempre queremos fazer, mas... nunca dá!

Quando fala em “fixar um tempo para nossa vida devocional”, isso não significa um tempo fixado rigidamente – tem que ser nessa hora, embora seja imperativo que este tempo seja diário. É possível fazer concessão de um período, cedo, a tarde – evite a noite, pois você pode estar cansado e saí já sabe o que acontecerá. Pessoalmente gosto de fixar esse tempo num horário determinado para não cair numa armadilha. Quando fazemos “muitas concessões” com o horário, assim que retornamos de férias as concessões são transformadas em “dispensas”, do tipo “ah, amanhã eu faço”. E aí você também já sabe o que acontece.

Outra dica importante é a da sede. Não vá com muita sede ao pote, pois você pode ficar enojado. Não queira orar uma hora todos os dias no início. Também não queira sair lendo um livro todo da Bíblia em uma só sentada, nem uma porção enorme de capítulos. Vá no seu ritmo e só aumente quando o seu próprio corpo pedir isso. Nesse caso, ser guiado pela emoção não é um bom negócio, como em outros muitos casos.

A proposta de um retiro espiritual é ser afastado da rotina diária dos trabalhos, estudos e dia-a-dia. Num retiro temos contato com coisas importantes que são negligenciadas por muitos de nós e aí ficamos encantados, queremos admiti-las em nossas vidas e os retiros funcionam como disparador dessas propostas que ficam ocultas em nossa mente e coração.

A proposta de transformar as férias em um retiro é exatamente essa: dar início, disparar o nosso desejo e hábito por coisa que queremos fazer mas que nunca nos programamos para elas. Assim, com a prática e exercício diárias de leitura da Bíblia – e por que não livros também? – e oração, quando retornarmos para as nossas obrigações, já incorporamos a vida devocional á nossa própria vida e aí é só uma questão de reajuste, de continuar fazendo aquilo que demos início, de encontrar um horário mais adequado. Mas o importante é o início.

Não perca esta oportunidade preciosa que temos. Afinal de contas, Deus mesmo criou um dia da semana para o homem dedicar ao descanso e a devoção espiritual a Ele. As férias são como uma renovação desse período, quando podemos readequar nossas vidas, refletindo sobre o que realmente faz sentido e tem valor. Faça isto!

2 comentários:

  1. Meu querido Magno, é o que venho planejando fazer em minha vida nestes últimos tempos, promover um retiro espiritual, mesmo que eu não tire férias, como será o caso, continuarei a trabalhar neste final de ano, porém, acredito que o cristão deve fazer retiros periódicos em seu cotidiano, como por exemplo, abster-se da TV e do PC durante este tempo, não esquecendo também de programar o celular para que, durante o período específico de oração e leitura e meditação nas Escrituras, ele possa estar inteiramente absorto na presença de Deus. Como vc disse em seu post, o dia de descanso semanal que todos temos, serve muito bem para intensificar a prática devocional ao qual muitas vezes não damos a devida prioridade. Que Deus o abençoe, quando puder acesse nossos blogs Observatório Teológico e Blog do Discípulo. Não estou mantendo a regularidade de antes em minhas postagens, mas logo retomarei esta abençoada rotina de escrever para edificar a muitos como vc fez e muito me ajudou. Fique na Paz e tenha um abençoado 2011!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário. Como estou com uma conexão bem tupiniquim, daqueles modens à tira colo, assim que tiver acesso mais rápido eu quero sim visitar seus blogs.
    Abração e bom 2011 pra você também.

    ResponderExcluir