sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Não creio em ateus. Ateus não existem.

Já faz um tempo que tenho refletido sobre a questão do ateísmo. Claro, todos pensamos nisso em algum momento. Como pode alguém “chegar à conclusão” de que não há Deus? (Sl 42.3,10) Isso, sim, é que não existe, ou seja, a conclusão de que Ele não existe. Até Antony Flew, um dos pais do moderno “ateísmo”, concluiu, pouco antes de sua morte, que a pesquisa sobre o DNA “mostrou, em vista da complexidade quase inacreditável dos arranjos necessários para a produção de vida, que inteligência foi envolvida no processo” (Um ateu garante: Deus existe, Ediouro, ênfase acrescentada). E como ele, sabemos de muitos outros “ex-ateus” que à beira do precipício, renderam-se.


Mas a minha descrença no ateísmo não parte da religiosidade inata – nos humanos também. Não parte das minhas reflexões e racionalizações. Já publiquei um livro que lida com a questão “religião versus” ou “religião & ciência” (Ciência e Fatos Bíblicos, Dynamus, 2ª ed., 2004), onde demonstro as leis, os fatos e as descobertas da própria ciência que atestam, com as ferramentas da ciência, a veracidade do relato bíblico. Ditos ateus e religiosos, ambos têm fortes argumentos “irrefutáveis” em causa própria.

Mas o caso não é esse, já que a questão não são os fatos e as narrativas primordialmente, mas o próprio Deus. O dito ateu não deve ter dificuldade em crer no Jesus histórico, ou no movimento dos hebreus rumo à palestina, nem na existência da arca da aliança. O dito ateu é aquele que não crê na existência de Deus, mas pode admitir que relatos bíblicos são verificáveis. Do contrário, seria irracionalidade sua, pois a Bíblia lida com lugares, nomes, posições geográficas, datas históricas, além da documentação arqueológica, histórica, linguística, antropológica e muitas outras. Há ditos ateus escavando sítios arqueológicos orientados pelos relatos das Escrituras judaico cristãs. Ponto.

A questão do ateísmo é outra. Ele refuta a existência de Deus. Mas não há provas da existência de Deus, como igualmente não há provas da sua inexistência! Todo dito ateu que seja razoável concorda aqui como nós religiosos também. Verificam-se, então, as evidências. A discussão toda se mantém no campo das evidências e na refutação das mesmas, de ambos os lados.

Uma campanha da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA), que seria veiculada em ônibus de Porto Alegre e Salvador – e que foi suspensa – traria a discussão para o campo errado. Os cartazes continham frases como “Religião não define caráter” e “A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas”. Note que as próprias frases não são um ataque a Deus e sua existência, mas claramente uma manifestação preconceituosa e discriminatória contra a religião e a fé. Essa campanha existe em países da Europa, como Inglaterra e Espanha, e também nos Estados Unidos.

As frases, a meu ver, são medíocres, não têm sentido lógico. Do ponto de vista dito ateu, ou mesmo da perspectiva científica, não são passíveis de comprovação. Do ponto de vista teológico elas são uma farsa. Religião não define caráter, mas Deus define; e mais, a fé faz perguntas, sim, por um sujeito com o qual dialoga por meio de sua Palavra. Qualquer cristão com conhecimento básico em teologia poderia refutá-las.

Além do mais, as frases demonstrariam, caso viessem à público, um imperdoável desconhecimento da história. Dizer que Johannes Kepler não fazia perguntas porque tinha fé! Foi ele quem disse que o cientista que estuda a natureza “está pensando os pensamentos de Deus depois dele”. Blaise Pascal não fazia perguntas porque tinha fé! Ele afirmou que “a fé nos diz o que os sentidos não percebem, mas em contradizer suas percepções. Ela apenas transcende, sem contradizer”. E Isaac Newton? Sobre a incredulidade, saiu-se com essa: “O ateísmo é completamente sem sentido. Quando olho para o sistema solar, vejo a terra na distância correta do sol para receber a quantidade de luz e calor apropriadas. Isso não aconteceu por acaso.” Sorte dos ditos ateus que a campanha foi rejeitada a tempo.

Então, não preciso discorrer sobre o conteúdo das frases, mas quero evocar o texto de Eclesiastes, que diz: “Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade...” (Ec 3.11). Esse texto da versão NVI traz “eternidade”, tradução de um termo hebraico que significa “para sempre”. Algumas versões trazem “mundo”, mas literalmente a tradução é “para sempre”. O texto diz que há, inato no ser humano, o desejo, o anseio, a vocação para o tempo futuro, eterno, para sempre.

O homem é um ser que vive o presente, movido pelas experiências do passado procurando resolver os enigmas do futuro. Sempre foi assim. Nossa preocupação tem sido o amanhã. A ansiedade, patologia que afeta a milhões no mundo, resulta incerteza sobre o amanhã, sobre o futuro. O passado, tendo sido bom ou mal, influencia as nossas decisões hoje, quando procuramos a melhoria nas próximas ações e decisões a serem tomadas – no futuro. O homem é um ser voltado para o futuro. Assim, negar a existência de Deus pode ser reflexo de um trauma ou frustração passada que desemboca em uma rejeição e negação do futuro e de tudo o que ele reserva. E, se o futuro é estar com Deus (ou separado dele), o reflexo do passado implica na rejeição de qualquer compromisso com o “estar com Ele” (ou “para sempre” separado dele).

Sartre, Camus e outros ateístas humanistas ensinavam que somos fruto do acaso, diziam que a humanidade foi empurrada para dentro da existência sem qualquer conhecimento de suas origens: empurrados por quem? Diziam viver a tragédia humana, o absurdo, e que o suicídio como solução final era a questão a ser considerada. Assim, penso, o suicídio para eles e seus seguidores era uma tentativa de rompimento com um futuro admitidamente “sem Deus”, uma manobra para driblar Deus vindo ao seu encontro no futuro. Era um atalho para não entrar no Caminho.

Se, como escreveu o sábio Salomão, Deus colocou “no coração do homem o anseio pela eternidade”, então como fugir dessa condição e destino? A eternidade é, então, uma metonímia que pode ser substituída por Deus. O homem veio de Deus e Deus colocou em seu coração o desejo de retornar para Ele. Se “fomos empurrados” para dentro da existência – como queria Sartre – ao sairmos dela voltamos para a origem, voltamos para Deus. Como livrar-se dessa condição inata? Não há como! Rejeitar a existência de Deus – diga-se de passagem, um Deus eterno e que Ele mesmo se encontra na eternidade – é um paliativo simplista demais, equivocado certamente, reducionismo.

Dizer “não creio em Deus” é puro discurso, palavrório de quem anda na contramão porque quer chamar a atenção. Não creio nisso. É polemização, tão somente, que leva a pessoa a construir um estilo de vida e uma maneira de pensar que com o tempo aparenta – a ela e aos outros – que realmente crê naquilo que prega. Em psicologia isso é chamado sublimação.

Não posso crer em ateus dessa forma. Ateus não existem.

7 comentários:

  1. Nós do www.estampafe.com.br apoiamos este texto.

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  2. Texto risível, no mínimo. Baseado em argumentos furados, e refuta "pseudo"-argumentos que ateus de verdade não usam.

    A citação de Antony Flew em si apresenta duas falácias lógicas: uma do autor deste texto, por achar que quando o cientista falou em "inteligência" ele quis dizer "Deus". Sim, porque ele pode ter se referido a Alá, ou Brama, ou Zeus. Outra do próprio Antony Flew, ao dizer que a complexidade do DNA prova que foi inteligentemente criado, visto que o elemento não é, em si, prova de sua causa.

    O termo "sublimação" usado em psicologia não tem nada a ver com o que o texto diz, por sinal.

    Enfim, o texto, lido rapidamente, parece fazer sentido. Mas é recheado de erros e falácias lógicas.

    E, claro, quem discordar de mim e quiser debater a respeito, meu twitter é @davidsantos_br e meu e-mail é davidsantos.br@gmail.com.

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  3. Eu penso diferente - QUE NÃO HÁ QUEM CREIA EM DEUS REALMENTE. Se se acreditasse num ser superior, que criou o universo e todos os seres, o qual nos receberia após a morte, para nos julgar e nos destinar a vida eterna ou fogo eterno, deveríamos abandonar tudo em nome do 'amor ao próximo'. A vida de todo crente deveria ser dedicada a fazer o bem ao próximo, deixando de lado TODO conforto material que se tem em favor de uma divisão com os carentes. Os 'pecados' dos crentes seriam insignificante diante da grandiosidade de suas vidas, dedicadas exclusivamente aos próximo. Mas, o que se vê: Crentes e Ateus com os mesmos comportamentos, lutando no dia a dia para obterem suas próprias satisfações. Dedicando-se ao próximo quando sobra um tempo. Vê-se também que muitas vezes a conduta de um ateu é melhor do que a de um crente. No fundo só existe um forte desejo de que deus exista - uma ilusão, não a crença no mesmo.

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  4. Muito pelo contrário; ateus existem, e somos muitos no Brasil atualmente. Alguns assumidos; outros ainda "no armário" por medo de discriminação. De certa forma, você é ateu; isso mesmo, você é ateu em relação aos demais deuses; lembre-se, ateu é aquele que rejeita a existência de deuses. Veja que não é tão difícil ser ateu. Seu texto está recheado de falácias. E outra; não se iluda com os "ex-ateus" certamente eram "ateus" sem sequer uma gota de ceticismo. “Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender porque é que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá porque é que eu rejeito o seu.” (Stephen Henry Roberts)

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  5. David, Rodney e Ateu à Toa já disseram tudo. Então só mais uma coisinha, parafraseando carl sagan (que o blogueiro não deve ter conhecimento de suas obras): "ausência de evidência não é evidência de ausência". Portanto a dúvida é o mínimo que se deve passar pela cabeça de alguém neutro.

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  6. as colocações dos comentários dos amigos não vem ao caso!

    ele só argumentou que o ateísmo é um "correr atras do vento"...mas não essa pseudo ateísmo moderno...mas o verdadeiro ateísmo questiona a existência de DEUS!mas não tem sua inexistência como uma verdade absoluta
    Rodney eu concordo com você...se você ler o livro de atos verá que aquilo sim é crer em DEUS!e você conseguiu praticamente resumir o que DEUS quer de nós! se você é ateu seu texto não me deixa concretizar mas você já tem a teoria do excelente cristianismo

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  7. "Um ateu nada mais é do que um Religioso do Nada"

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