segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O pastor que não tinha chamado para ser pastor

Certo pastor conta que a igreja a qual dirigia era o sonho de todo líder. Centenas de membros ativos, dizimistas fiéis, liderança coesa. O rol de membros crescia. Ele e sua família moravam bem e custeados pela igreja, ostentava bom salário e benefícios que o cargo lhe permitia. Sua família, esposa e filhos, todos firmes na fé em Jesus Cristo. Parecia um sonho!

No entanto, continuamente ele orava a Deus, reclamando que algo parecia estar fora de lugar. Ele expressava o vazio interior que o incomodava havia algum tempo. A igreja sequer desconfiava da agonia sentida por seu pastor.

Após meses orando a Deus e indagando-o sobre a carência espiritual que sentia, a tão esperada resposta veio. O Senhor respondeu a oração daquele pastor inquieto. Mas a resposta dada por Deus àquele homem causou uma surpresa tão grande que mudou o rumo de sua vida, de sua família e de seu ministério. A resposta dada pelo Senhor esclareceu-lhe a dúvida que tanto o incomodava e reorientou o sentido de seus esforços espirituais e ministeriais dali em diante. O Senhor respondeu a ele dizendo que “nunca o havia chamado para pastorear igrejas”. E mais, que “o chamado de Deus para a sua vida era para que pregasse o evangelho de modo itinerante, para que evangelizasse os pecadores, e não que se estabelecesse em uma igreja local”.

Isso causou um tremendo impacto na vida daquele homem que, em poucos dias, nomeou um substituto para a direção da igreja local e deixou o pastorado, transferindo-se para o campo missionário. Aquele pastor e sua família foram levar uma vida modesta em relação ao tempo à frente da igreja local, mas em compensação começaram um frutífero ministério evangelístico.

Quem não está sujeito a uma situação como esta? Para isto, é preciso entender biblicamente alguns pontos, como: como e quando Deus escolhe alguém? para quê você foi chamado? Quando devo começar meu ministério depois do chamado? qual a minha função no Corpo de Cristo? entre outros. A compreensão correta dessas questões é fundamental para manter-nos em pé diante do Senhor e da igreja quando a crise vier; e ela sempre vem. Por isso, antecipe-se à ela focando e alinhando-se ao que o Senhor espera de você para o ministério.

*Inscreva-se para o workshop sobre Vocação Ministerial, com o Pr. Magno Paganelli, em 19.01.2011. Ligue para (11) 3313-4545. Vagas limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário