sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quem disse o quê?

Você que tem lido posts meus aqui neste espaço já percebeu minha indignação com alguns pregadores desavisados. Não que eu fique com caneta e papel na mão à procura de escorregões no púlpito, não. Mas eu presto atenção ao que está sendo dito e confiro com a Bíblia. Ou não é para fazer isso? Os bereanos faziam (At 17.11)


É conhecido o caso, já postado aqui também, do pregador que disse que “iria ensinar os segredos para tirar os tesouros do céu para desfrutarmos aqui na terra”. Jesus disse para fazermos EXATAMENTE o contrário: “Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.” (Mt 6.20)

No Twitter, dia desses, um conhecido teólogo teclou que “quem tem certezas sobre Deus e salvação ainda não sabe o que é salvação pela fé.” Respondi a ele que já escreveram Hebreus 11.1, e que agora já podemos – graças a Deus – ter certezas sobre Deus e a salvação pela fé. Ele rebateu – ousado! – afirmando que “só a ciência pode dar certezas; a fé dá convicções”. Ah, peguei o dicionário e li: Convicção: certeza adquirida. Imagina se não Twittei isso! Claro, e acrescentando, ainda: “Aurélio Buarque de Holanda”. Ele parou de twuittar. Não era para menos: ignorou a Bíblia e se perdeu no próprio vocabulário. Melhor ficar quieto, não?

Mas tenho mais. Num culto que participei, o pastor foi ministrar antes do momento da oferta, ensinando sobre a importância de contribuirmos, e citou – lá vem citação – um conhecido autor: “Nada sai da mão de Deus sem que antes saia da sua mão”. Aí, de estalo, lembrei-me de um versículo que, como o que citei acima, diz EXATAMENTE o contrário: “Quem primeiro me deu alguma coisa, que eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus me pertence.” Trata-se de Jó 41.11.

Tá difícil sentar, abrir o coração e deixar Deus falar. Ter que ficar defendendo-se daquilo que não consta na Bíblia – e se ao menos fosse coerente, normal, mas não: é antibíblico e prejudicial. A pesquisa feita por um amigo editor constatou que 50,68% dos pastores nunca leram a Bíblia ao menos uma vez. Espantoso. De novo pergunto: Se não leram, não aprenderam... e estão ensinando o quê?

Antes de citar autores, cantores, preletores, conferencistas, vamos dar uma lidinha na Bíblia?

Siga-me no Twitter: @magnopaganelli

2 comentários:

  1. Acerca do tema, veja este caso: http://alexfajardo.wordpress.com/2008/03/01/hermeneutica-basica-na-lata-do-lixo/

    ResponderExcluir
  2. Caro Magno,

    Excelente abordagem...

    abs.
    Twitter: @ColunistaMarcos
    blog: http://conversaprotestante.blogspot.com

    Se encontrar erros lá, por favor, não conte... (rsrs)

    ResponderExcluir