quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jesus não é o Caminho

Dizem que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose administrada. Parece que na vida cristã o critério também é válido. Há declarações que precisam ser precisas, do contrário há implicações bastante graves. João, no Apocalipse, adverte que tirar ou acrescentar algo ao texto comprometerá alguma coisa na vida futura.

Por isso, a afirmação de que “Jesus é o Caminho” é comprometedora. Explico. Jesus não disse ser de um só jeito ou forma. Jesus não disse que única e tão somente uma ala da igreja entenderia o que ele disse e fez. Jesus não declarou fidelidade nem chancelou exclusividade a um único sistema teológico ou doutrinário. Jesus é “um pouco mais plural” do que a maioria de nós permite ou gostaria que fosse.

Ele é o caminho? Não somente. Jesus é o Caminho e a Verdade. Dizer que Jesus é o Caminho é falso. Dizer que Jesus é o Caminho é admitir que ele só pode ser visto por uma perspectiva. Nem os evangelistas fizeram isso. Há perspectivas bem delimitadas nos sinóticos! E o que dizer do texto de João? Ora, há quatro evangelhos, mas em nenhum deles Jesus é somente o Caminho: ele é também a Verdade.

Não podemos sonegar a outros uma perspectiva de que Jesus seja a Verdade, mesmo que estivéssemos pensando que a Verdade era propriedade nossa. Pode ser que nós o vejamos como o Caminho, mas quem o vê como a Verdade são os outros, os diferentes de nós.

E assim mesmo estamos sendo parciais, apequenadores, mesquinhos, pois Jesus não é somente o Caminho e a Verdade. Jesus é também a Vida! Ah, dirá alguém – aí já é demais! Multiplicidade de perspectivas não agrada. É desagregador, perigoso até! O que irão dizer os outros que o vêem diferente de nós, que sabemos ser ele o Caminho? Não é seguro! Já não bastam os que dizem ser Jesus a Verdade? Ele é também a Vida!

Pois é, além e acima de tudo, Jesus é a Vida. Para quem o vê como o Caminho, ele é o Caminho – e assim ele é visto por esses; para quem o vê como a Verdade ele será a Verdade pois é a Verdade. Mas é para outros ainda que Jesus revelou-se como a Vida, rica, vigorosa, esperançosa. Assim é a Vida. O Caminho também dá esperanças, pois é preciso trilhá-lo a cada dia tendo novos horizontes diante dos olhos. A verdade tal é, pois que se revela mais intensa e segura tanto quanto nos apegamos a ela.

Assim é Jesus: uns o vêem como o Caminho. Outros como a Verdade. E outros mais como a Vida. E ele não é uma só via, um só sistema, uma só revelação: ele é Jesus. Nós o vemos de maneiras diferentes sendo ele uma só pessoa. E que bom se pudermos compartilhar os diferentes olhares sem tirar os olhos do mesmo ponto.



Siga-me no Twitter: @magnopaganelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário