terça-feira, 28 de junho de 2011

O dicionário e a união homoafetiva

– Pai, o que é um casal?

– Filho, o dicionário Aurélio define casal como “par composto de macho e fêmea ou homem e mulher” e o Houaiss diz que casal é o “1. par formado por macho e fêmea ou marido e mulher” e “2. Duas coisas iguais”.

– Pai, o que é uma família?

– Filho, Aurélio diz que são “pessoas aparentadas que vivem, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos”. O outro (Houaiss) afirma que família é um “grupo social básico, formado por pai, mãe e filho(s)”. Houaiss dá outras definições tipo “grupo de seres ou coisas com características comuns”.

– Pai, vi na televisão que hoje um homem e outro homem receberam uma certidão de casamento. O que eles são agora, casal ou família?

– Filho, Houaiss disse que “coisas com características comuns” formam uma família. Não no sentido genético, pois não podem procriar e ambos os dicionários concordam que é preciso ser macho+fêmea+filho ou marido+esposa+filhos para usar o título “família” no sentido genético da coisa.

Por falar em coisa... eles citam que coisas iguais ou com características comuns são famílias. Assim são as plantas e outras coisas mais.

– Pai, não são um casal?

– Não dá, filho. Eles são iguais; só se for par. Aí deve dar. Veja lá no dicionário se dá pra ser par.

– Pai, estou ficando confuso.

– Filho, eu também.

 
Siga-me no Twitter: @magnopaganelli

3 comentários:

  1. http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/palavra-da-semana/casal-gay-isso-esta-certo-esta-2/

    ResponderExcluir
  2. casal vem da palavra "acasalamento"uniao com entuito de perpetrar a especie

    ResponderExcluir
  3. Resposta pela Bíblia:
    Gênesis 2:22-23 - E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma MULHER, e trouxe a Adão.
    E disse Adão: Esta é agora OSSO dos meus OSSOS e CARNE da minha CARNE; esta será chamada VAROA, porquanto do VARÃO foi tomada.

    ResponderExcluir