segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Otimismo, cegueira e a Expo Cristã

Ontem se encerrou a 10ª edição da Expo Cristã, maior feira de produtos e serviços para o público evangélico na América Latina. Em alguns aspectos e setores foi um festival de bizarrices, oportunismo e vergonha alheia. Cansei de ver gente de óculos escuro em ambiente fechado posando de BBB ou ídolo pop, “frutinhas-gospel” e gente mal educada. Lixo no chão? Misericórdia. Como parte do povo evangélico é mal educado! Jogam de tudo no chão. Vá a uma edição da Bienal Internacional do Livro, que reúne muito mais pessoas e não verá nem a metade do lixo que os crentes jogam no tapete vermelho do pavilhão do Anhembi. Impressionante!


Mas ontem ouvi de um destacado líder que os pregadores que falam que Igreja evangélica está em crise estão errados. Motivo: só o fato de os evangélicos estarem no maior espaço de exposições de S. Paulo já é prova de que a Igreja está bem e saindo de dentro dos seus muros.

Concordo que devemos ser otimistas, mas o nosso otimismo não pode ser cego nem burro. Dizer que a Igreja evangélica no Brasil vai bem só porque fez um evento como aquele é insensatez, para dizer o mínimo. É desconhecer a história também. Quando Lutero acendeu o estopim da Reforma Protestante entendendo que a Igreja estava mal, a mesma Igreja estava construindo o maior templo cristão de sua história até aos dias de hoje, a Basílica de São Pedro. Pergunto: a empreitada era prova de que a Igreja ia bem? Evidentemente que não, tanto que a Reforma demonstrou isso. A mega construção estava sendo feita com a arrecadação das malfadadas indulgências.

Entendo que não é negativo ser realista, nem criticar quando a crítica vem apontando e indicando caminhos e soluções. Negativo sim é maquiar a situação quando os indicadores estão demonstrando outro quadro. A Igreja, enquanto corpo, é composta de quem prega o bem e de quem revela o mal. Que seria do olho se todos quisessem ser boca? O olho vê e não emite som, mas a boca é que faz o protesto.

A Igreja evangélica brasileira vai bem? Sim e não. Dizer que vai bem uma Igreja que promove pregadores ensinando coisas contrárias à Bíblia é cegueira, não otimismo. Dizer que vai bem uma Igreja que promove a exclusão de gente que pensa diferente é cegueira, não otimismo. Dizer que vai bem uma Igreja que promove um otimismo burro e alienado é cegueira, não otimismo.

Não quero ser otimista assim nem esperar que meu Senhor resolva tudo como num passe de mágicas. Não me converti a um ilusionista, mas a um Senhor e Salvador que abriu meus olhos e encheu a minha boca. Sou otimista porque sei que essa banda podre da Igreja, o joio, não prosperará. Sou otimista porque sei que as portas do inferno não prevalecerão. Sou otimista porque sei que antes de mim já perseguiram o meu Senhor.

Siga-me no Twitter: @magnopaganelli

5 comentários:

  1. A Expo Cristã realizada no Anhembi mostra claramente que a igreja não está em crise coisa nenhuma. Estamos ricos, poderosos, organizados e cada vez mais presentes e atuantes na sociedade brasileira... Nunca na história deste país os "evangélicos" foram tão bem sucedidos... Ao passo que estamos cada dia nos tornando, pelo ângulo espiritual, mais pobes, cegos, desgraçados e nus.

    Para mim, a Expo é a prova definitiva que ser "cristão evangélico" neste Brasil varonil virou comércio mesmo.

    Neoprotestante, como você. Enojado, como Cristo, a ponto de vomitar. Esperançoso, como poucos, que Deus desça e os confunda, como fez em Babel.

    ResponderExcluir
  2. Estou de acordo com suas palavras.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. Se todos que mexem com literatura vendida a evangélicos no Brasil pensanassem assim. Mas, infelizmente a realidade é outra, o cifrão tomou o lugar do evangelho e em poucos lugares se prega o cristianismo.

    Joelson Gomes
    http://gracaplena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes ser sego é melhor que ver. É isso que muitos estão a fazer: sendo, voluntariamente, negligentes com aquilo que é essencial a igreja, a comunhão com o Seu Cristo.Um abraço.
    www.vosi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo seu texto, centrado, objetivo, realista.
    Faço parte não sou otimista, nem pessista, apenas realista.
    Hoje somos 25% da população, mas qual impacto temos causado nesta população, "estes que tem alvoroçado o mundo". (atos 17.6). Qual efeito temos produzido em nosso sociedade?
    O sal deve salgar, a luz iluminar, arvore deve dar bons frutos.
    Meu irmão, continue sendo esta voz que clama no deserto!

    pr Sergio Moreira

    ResponderExcluir